31 de agosto de 2009

Posso entrar?

Resolvi entrar sem bater. A porta estava aberta e, se assim estava, é porque só podia ser um convite a quem passasse. Não que eu estivesse de passagem. Passei, mas porque vinha a caminho. No fundo estamos sempre em busca de algo, a caminho de alguma coisa, mesmo quando estagnamos, imóveis, imutáveis. E uma porta aberta, é quase um voucher de aventura, com o desconhecido do outro lado. Posso-me sentar? Obrigada. Vim de escadas, achava que assim chegava mais rápido. Achava que assim chegava cá, não me fosse enganar a carregar no botão do elevador. Não seria a primeira vez. Certa vez fiz uma viagem além fronteira só porque marquei o andar errado. Ou terei marcado o certo? Acabei a andar num tapete voador, daqueles persas, trabalhados. E como aquilo voava! Mas foi uma viagem curta. Mas foi uma viagem inesquecível! Mas foi já há muito tempo. Parece que as coisas boas, foram sempre há muito tempo. O presente nunca é suficiente, nunca é o esperado, como se as nossas expectativas ficassem sempre aquém. O presente é sempre um meio-termo, um termo meio cheio, cheio de tudo aquilo que, de momento, nem sequer queremos. Só na falta do que temos, quando se transforma em passado, é que passa a ser bom. Que inconstância. Que inquietude. Que instabilidade. Nota-se que ando mais instável? Claro. Foi por isso que vim. E entrei. Resolvi entrar sem bater porque a porta estava aberta. Achei que não faria mal. Mas, se calhar, vim em má hora. Vim? Posso voltar noutra altura. Quando estiver de passagem a caminho de alguma coisa ou em busca de algo. Talvez até encontre e já não precise de entrar. Talvez a porta já esteja fechada. Fecho-a quando sair? Obrigada.

6 comentários:

Lina disse...

"Parece que as coisas boas foram sempre há muito tempo"...

e com esta simples frase me deixaste sem palavras.

CarMG disse...

"Parece", foi o que ela disse, "parece" :)

Marisa disse...

Este texto, tem uma "coisa" importante que importa reter - "o Teorema dos 3 Qi"...
Psicanálise de sofá precisa-se urgente...

Marisa disse...

Este texto, tem uma "coisa" importante que importa reter - "o Teorema dos 3 Qi"...
Psicanálise de sofá precisa-se urgente...

I disse...

voucher de aventura... que maravilhosa figura de estilo! o problema dos que como nos se interrogam a cada cruzamento ou desvio, enquanto outros seguem em linha recta.

CarMG disse...

Sem dúvida que são tantos os que seguem sem se interrogarem... ou pior.. os que nem sequer seguem, quanto mais interrogarem-se...

Entrar... eu entro!