11 de agosto de 2009

Vício

s.m. defeito pelo qual uma pessoa ou uma coisa se afasta do tipo normal, de maneira a ficar mais ou menos inapta a cumprir o seu fim; hábito profundamente enraizado de acções gravemente imorais; mau hábito; costumeira; impetinência; erro; libertinagem; desmoralização.

9 comentários:

CarMG disse...

Os senhores da Porto Editora que composeram o "Dicionário de Língua Portuguesa" eram um tanto ou quanto fundamentalistas, na minha modesta opinião...
Quase que sinto vontade de prender alguém depois de ler esta definição...

CarMG disse...

Inapto...
Imoral...
Libertino...

Hm... agrada-me :)

Lina disse...

Yup...
:)
Existem vícios "bons"...porque raio um vício há-de ser um defeito?

CarMG disse...

Sim, existem vícios muito bons, mesmo :) O fundamentalismo de definir com rédea curta...a vida! Gente pouco vivida, só pode! E pouco ambiciosa, voltamos à mesma conversa! Podes continuar... lol

Marisa disse...

..."Fundamentalismo é o nome dado a movimentos, cujos adeptos mantém estrita aderência aos princípios fundamentais. O termo fundamentalismo popularmente utilizado refere-se pejorativamente a qualquer grupo religioso de infringentes de uma maioria, conhecido como Fundamentalismo religioso, ou refere-se a movimentos étnicos extremistas com motivações (ou inspirações) apenas nominalmente religiosas, conhecido como Fundamentalismo étnico...".

Existe ainda outra constatação:

.."O Fundamentalista acredita nos seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, sem abrir-se, portanto, à premissa do diálogo..."

Como pode alguém chegar ao .."fundamentalismo de definir com rédea curta...a vida!.."??

CarMG disse...

Se o fundamentalista, tal como dizes, encara os seus dogmas como verdades absolutas, é inato que não se questione, que não procure, que não tenha sequer curiosidade de ver "mais além" do que aquilo que lhe foi ensinado, do que aquilo que acredita pia e cegamente.

Nada na vida é apenas como nos dizem, porque o que nos dizem é o reflexo daquilo que viveram e que lhes disseram também.

Logo, juntando a crença cega, religiosa ou filosófica, a uma curiosidade não existente, obtem-se uma definição limitada e opressiva da vida, que nem sequer tem critérios para ser dedutiva.

Para além de que, na vida, não existem verdades absolutas!

Marisa disse...

Do que já viveste (muitos? poucos anos? )e do que te disseram também, em que status é que encontraste a definição/constatação ..."O fundamentalismo de definir com rédea curta...a vida!.."
ó "Vida" sussurra-lhe ao ouvido que também não existem verdades relativas...
Se conseguires ouvir este sussuro...diz-me em que ficamos?? Fundamentalismo, outra vez, nãoooooooo!!!!!

CarMG disse...

A fundamentalista aqui não sou eu, de todo e em nada!
Fundamentalistas são os que não querem ver, os que não querem viver e permanecem enclausurados nas suas crenças (quase que me apetece dizer ridículas), limitando a vida que levam com as ideias feitas e supostas verdades absolutas com que lhes impregnaram a mente!
A vida é aquilo que se vive, aquilo que se tem e, para alguns, é mais do que o suficiente.
Há quem não precise de descobrir se a Terra é quadrada ou redonda.

Marisa disse...

Frases com um belo conteúdo temático:
.."A fundamentalista aqui não sou eu, de todo e em nada!"
.."Há quem não precise de descobrir se a Terra é quadrada ou redonda."

Filmes a não perder:
Afinal a Terra é rectangular;
Orgulhosamente sábia

Bem deixa-me ir trabalhar está quase na hora. Não quero um despedimento com justa causa. Seria ridículo nesta conjuntura.