2 de setembro de 2009

A Temporização do Tempo

Parece que Setembro chegou. Os calendários assim o dizem e, por norma, não enganam, nem se enganam, sejam eles Romanos, Maias, Egípcios ou Chineses, de outra maneira não os seguiríamos da forma cega e ordeira que fazemos. A fidelização da nossa Vida à ascensão da numeração, presa aos segundos, minutos e horas que se agregam em dias, meses e anos, sem que questionemos, por uma vez que seja, a sua lógica, a sua existência, a sua sequência. Interiorizamos e utilizamos os mecanismos definidos, impostos do Tempo como genética da nossa existência, em que as células não envelhecem com a sua durabilidade, mas sim com o tiquetaque do relógio, cronometrado em nanossegundos. E aplicamos toda a nossa subjectividade a esta contagem. E tornamo-nos dependentes. E somo-lo, de facto: dependentes da soma ou subtracção dos dias, dos que faltam, dos que já passaram, dos que ainda hão-de vir e de todos os outros. Mais uma vez, distraímo-nos com o que não é visível nem palpável. Mais uma vez, isso condiciona a nossa Vida. Condiciona-Nos. Direcciona-Nos. Subjuga-Nos. As Nós, que sem querer, já estamos em Setembro, sem tempo para pensar como aqui chegámos tão céleres. Nós, que nem sequer daqui saímos, de tão temporizados que estávamos.

3 comentários:

Lina disse...

Eu, por norma, gosto dessa ordem, dessa sequência.
Para o bem e para o mal, ela põe-nos na ordem, comanda-nos a seguir em frente. E ainda que os minutos contenham sempre a mesma quantidade de segundos...eles podem ser tão subjectivamente saboreados...

:)
*
p.s.- ah! e se não houvesse essa ordem não haviam os meus Moleskine... :D

CarMG disse...

A mim, o que me incomoda, é não termos mão nesta contagem decrescente. E ela passa por nós e ainda se ri na nossa cara! Já nos oiço, a Nós Mundo, a dizer: "Já estamos no Natal"

PS: e eu que tenho um super telemóvel com uma agenda... assim assim... tou quase a regressar ao Addicted Moleskine :)

Marisa disse...

Conversas banais e consumistas...., mas com algum conteúdo poético.