3 de setembro de 2009

"... cada um só recebe mediante a sua capacidade de receber (...) ninguém suporta receber mais do que aquilo que é capaz de devolver - sob a ameaça de pertencer àquele de quem não cessa de receber."
...
in
A Moeda Viva, pg 61

9 comentários:

Marisa disse...

É bom teres retido esta frase...

Pierre Klossowski, foi uma pessoa marcada pela época e ambiente em que viveu. Morreu em 2001 com 96 anos - uma longa vida.
A Moeda Viva, que só foi publicada, creio que em 1970, descreve uma panóplia de conceitos que servem para construir o percurso do valor numa zona de trocas... Este livro é particularmente interessante dado que pretende dar ideias que contribuam para a libertação do ser humano, ainda "slave", das sociedades capitalistas.

CarMG disse...

"Ensaio filosófico e literário publicado em 1970, A Moeda Viva está povoada de simulacros, fantasmas, imagens, visões de corpos que se esqueiram ou seres de fuga que se expõem. É toda uma panóplia de conceitos que servem para construir o percurso do valor numa zona de trocas, desejo e perversão, inspirada e questionadora de autores como Sade, Nietzsche ou Fourier. (...) O texto procura cristalizar o momento da passagem ou da ressurreissão de um corpo inerte para um corpo vivo, de um valor de referência neutro para o seu equivalente em emoções e sensações, em prazer e sofrimento. A emoção voluptuosa em circulação é um corpo em movimento. A moeda viva é o signo libertário dos corpos que já-ainda são escravos das sociedades ocidentais e capitalistas. Quanto ao sujeito, é um sequaz perverso de identidade não constituída que só poderá emancipar o seu corpo próprio, inconfesso enquanto tal, mas existente, na pura troca pelo outrem."

CarMG disse...

"...só existe uma comunicação universal autêntica: a troca dos corpos pela linguagem secreta dos signos corporais." pg. 67

Talvez esta seja a expressão-resumo-conclusão de todo o ensaio.

Marisa disse...

Pelos vistos estás atenta ao blog "O café dos Loucos", apesar de só ter resistido até Fevereiro de 2008.....
Viva a Internet.
http://ocafedosloucos.blogspot.com/2008_02_01_archive.html

CarMG disse...

... eu li o livro...

ZapporssoN_81 disse...

comixosamente perturbante esta afirmação... Comichoso é perceber que é real...

CarMG disse...

Bem mais real do que aparenta numa primeira leitura. Isto porque o sentimento de posse por parte de outrem tem muito que se lhe diga.

llima disse...

é refrescante, estimulante e prazeroso ler estas frases cruzadas.
Pierre Klossowski, como bom anfitrião que era, teria certamente pintado um belo quadro a lápis de cor, em tamanho real, dos sopros que animam este solstício de ti.

Nota publicitária: em Janeiro vai haver um colóquio dedicado a Pierre Klossowski no CCB, com exposição de pinturas e quadros de sua autoria, e na Cinemateca, com projecção de filmes do autor ou inspirados nos seus ensaios e romances.
Vou dando notícias em http://luislima.tk

Obrigado CarMG ;)

CarMG disse...

Benvindo :)
Do PK prefiro a arte escrita do k pintada, de qualquer maneira seria um prazer ver o meu blog ilustrado com uma pintura feita de forma a ilustrar o que esta escrito. Da mesma maneira que é um prazer ver ilustrações literarias em jeito de comentarios.
Obrigada pela visita, escrita ou nao! E espero que a nota publicitaria nao tenha sido o mote impulsionador ;)